Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Voltando aos cachos - Aceitação!

Voltando aos cachos - Aceitação!


Olá pessoal, vou falar um pouquinho sobre a minha transição capilar.Como disse em há algum
tempinho, estava deixando meu cabelo voltar ao natural(sem química transformadora), essa ideia venho amadurecendo desde 2012; no entanto na época queria apenas deixar ele cacheado, não necessariamente natural.

Por que queria deixar ele com cachos? Por que sempre achei bonito cabelos cacheados e com volume, e adorava a ideia de poder usar ele escovado e natural; só que aprendi com essa "cultura do liso" que meu cabelo era duro, e que só ficaria bonito com produtos. 

Escovo o meu cabelo desde os 06 anos e química nem me lembro quando comecei a usar. Nunca realmente tinha visto meu cabelo natural, nunca tinha visto meu cabelo sem químicas.Então no final de 2013 cortei a parte que não cacheava no meu cabelo, mas aí resolvi dar luzes, o que acabou desfazendo os cachos. Segundo a cabeleireira era por que meu cabelo era muito frágil e já dava relaxamento. Sinceramente no começo amei, mas depois meu cabelo não ficou gatinho não. 

No finalzinho de 2014 decidi que seria a ultima vez que daria química no meu cabelo, e que deixaria ele natural, queria ter um cabelo saudável, me sair dos salões e poder cuidar dele em casa.

Comecei a fazer pesquisas sobre cabelo natural e conheci vários canais no youtube que falavam sobre isso, aprendi que aquilo que estava passando se chamava "transição capilar" e vários outros nomes desse mundo dos cabelos crespos e cacheados. 

Os canais que comecei acompanhar no youtube foram: Priscila Silva, Rayza Nicácio, Joyce Carter e Mari Morena, assisti praticamente todos os vídeos delas; fiz pesquisas de como cuidar de cabelos crespos, penteados, hidratações. Conheci as técnicas NO e LOW POO, e a coloquei como data marco o inicio da minha transição 21/03/2015, quando sabia o que realmente iria fazer e que inciei o Low poo.

Durante o período de transição não fiquei apavorada com o volume na raiz, ficava feliz em ver meu cachinhos brotando, uma felicidade que só! Testava varias hidratações caseiras, fazia muitas texturizações e tranças. Comecei a escovar o cabelo apenas uma vez no mês, até que praticamente parei.

Tinha colocado como meta que iria fazer o BC (grande corte), no mês de agosto quando completaria um pouco mais de um ano e seis meses; mas já não tinha mais paciência para fazer texturizações, não tava me sentindo bem com as duas texturas, então no dia 26/03/2016, fiz o grande corte!

Sinceramente foi a melhor coisa que fiz na minha vida, a sensação de liberdade e leveza, poder realmente saber como era meu cabelo depois de tantos anos.Com certeza foi a melhor coisa que já fiz na minha vida, pois quando me olho no espelho sei que o cabelo me representa em todas as minhas peculiaridades.

Não vou me tornar a louca dos cachos, mas hoje sou livre! Posso usar meu cabelo do jeito que me apraz. Não tenho o cachos perfeitos nem é o cabelo mais bonito do mundo, mas é meu cabelo! 

O que acho engraçado é que nunca pensei que uma simples mudança no cabelo fosse "causar" tanto, quando fiquei loira, todos me elogiaram falaram que era a minha cara, mas agora que estou aceitando o meu cabelo como "Deus me deu", as pessoas me dizem que esta feio, que alisado é mais minha cara, que...  As poucas pessoas que me dizem que tenho que usar o cabelo do jeito que me sentir bem, muito obrigada, isso sim é um comentário que faz diferença.

Ainda estou aprendendo a cuidar dos meus cabelos, quais são os cremes que ele gosta mais e hidratando para fortalecer. O que tenho a dizer para quem está em transição e pretende deixar o cabelo natural: VALE A PENA!

E só para constar, cabelos cacheados e crespos não é moda. É aceitação! Você pode ser o que quiser e como quiser, não é essa sociedade ditadora e capitalista que vai dizer o que é melhor para você. 

SEJA LIVRE, SEJA VOCÊ! 





Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *