Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Cabelo crespo é cabelo ruim?

Cabelo crespo é cabelo ruim?



—Você  realmente já parou para pensar porquê você alisa, escova e prancha seu cabelo? 
—Você conhece como é o fio natural do seu cabelo?

Essa é a pergunta que hoje com meus 26 anos me faço: Por que alisava meus cabelos? Sinceramente alisar meus cabelos não era algo que fazia racionalmente, era automático, só me sentia bem arrumada se meus cabelos estivessem escovados.

Passei a vida toda aprendendo, que cabelo crespo é cabelo ruim; que tenho que alisar o cabelo, por que meu cabelo é feio e mal cuidado naturalmente; que não existe no mercado de cosméticos cremes, para cuidar de cabelos ruins(crespo); a única coisa que posso fazer para meus cabelos ficarem apresentáveis é usar químicas transformadoras.

Não, você não pode usar seu cabelo naturalmente, a sua unica alternativa para ser aceita na "sociedade" e ser considerada uma pessoa que sabe cuidar de seus cabelos é você alisar, escovar e pranchar.

— "Penteia esse cabelo, tem uns fios arrepiados."

—"Vai parar de dar química no cabelo?Você tá é doida! Seu cabelo vai ficar igual cabelo de bruxa!"

—"Você já ouviu falar em progressiva? Faz uma escova no seu cabelo, assim você fica arrumada."

— "Não tem namorado? Também pudera, com um cabelo desses!"

— "Se pegar piolho vai ter que raspar os cabelos, isso aí parece uma mata!"

Quem tem os cabelos crespo e cacheado, já ouviu isso pelo menos uma vez na vida. E isso, é triste! Por que lhe roubam o direito de escolher o que é melhor para você desde a infância. Retiram as suas características pessoais, para te colocarem em um padrão que não lhe cabe. 

Nós mulheres somos reféns da ditadura da beleza há séculos, e na maioria das vezes nem percebemos que estamos apenas reproduzindo os dizeres e preconceitos dos nossos antepassados sem ao menos pensar a respeito.


Na china pés pequenos era sinal de graça e beleza; para entrar nesses padrões quem tinha pés pequenos se mutilava. Isso tudo era lindo!Era moda na época. Mulher de pés pequenos entre 7 a 10 cm, essas sim, eram bonitas e serviam para casar.
  
(Bolsa de mulher - Fonte)
Na Thailandia as mulheres para serem mais bonitas e elegantes, tem que ter os pescoços compridos. Pescoço de girafa, como são chamadas.


(Jornal Jr Fonte)

Tudo bem, né? É a cultura deles! 

Mas e porquê você alisa o cabelo mesmo? Quando foi que escolheu isso? Quando foi que realmente entendeu como cuidar de seu cabelo, e que ele está em sua cabeça do jeitinho que é, tem algum motivo. 



Mulher sofre para ficar bonita? Nasceu de cabelo ruim, não tem escolha! 



São esses padrões de beleza invasivos, que não respeitam as individualidades que acabam por destruir a imagem e auto estima das pessoas.Você tem o direito a escolher o que é melhor para você. 

Se gosta de cabelos cacheados e crespo, use-os assim, não por que está na moda. A moda passa! Quer ter os cabelos alisados, use-os dessa forma, mas você que tem que ESCOLHER.

Se você tem uma filha com cabelos crespos ou cacheados, não usurpe o direito dela escolher como se sente melhor; espere que ela chegue a uma idade que tenha discernimento suficiente para escolher como se sente melhor.

Cabelos crespos, não são ruim! Ruim é seus conceitos, preconceitos, sua falta de conhecimento. Ninguém é igual a ninguém, temos que buscar ser felizes do jeito que somos. Não somos perfeitos, a moda, ela foi criada para melhorar a nossa imagem; não para ditar o que é bonito e o que é feio.

Quando pensar em alisar seus cabelos, antes, pense o porquê você está fazendo isso! Você não precisa alisar seu cabelos, a unica coisa que realmente você precisa fazer: é aprender a cuidar deles.

Aceite que cada cabelo tem uma textura diferente e curta isso.Você é única! Linda! E os outros? Não se importe com eles, a única coisa que importa é o que você pensa de si.






Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *