Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Filme: Um sonho possível (Visão de Educador)

Filme: Um sonho possível (Visão de Educador)


Título Original: The Blind Side
Sinopse: Protagonizado por Sandra Bullock, que viverá Leigh Anne, uma mãe de uma família rica que acaba adotando o jovem negro sem-teto Michael Oher e passa a educá-lo e cuidar de suas necessidades.
128 min
Biografia, Drama, Esporte
Direção: John Lee Hancock


O filme um sonho possível conta-nos a história de Big Mike (Michael Ohe) um garoto negro, filho de mãe alcoólatra, morador de periferia, durante toda a infância passou por desafios e vivenciou episódios que nem mesmo um adulto teria estrutura emocional suficiente para enfrentar. 

Cada dia ele travava uma luta interior. Todos os problemas que ele passava acabava influenciando no seu desenvolvimento escolar, apesar de ser muito atencioso não sabia ler direito e entendia as coisas que os professores falavam com dificuldades, e isso refletia em suas notas. 

Muitos professores começarão a taxá-lo; era difícil ter um aluno com o desenvolvimento atrasado em uma sala de aula onde a maioria dos alunos estava acima da média. Sem o apoio da família, dos professores e da sociedade ficava difícil aprender. 

Quando uma professora conseguiu provar que Michael Ohe tinha capacidade de aprender, mais precisava de um maior incentivo, foram poucos os professores que acreditaram e incentivaram-no a continuar se esforçando. 

Leigh Anne Touhy ao vê-lo caminhando em uma noite fria se sentiu comovida com a situação do garoto e resolveu ajuda-lo, quando ela realmente percebeu qual era a situação do garoto ela resolveu dar a ele um lar, coisa que lhe foi usurpada muito cedo, pois por muitas vezes ele não tinha nem mesmo onde morar e eram raras as ocasiões que via a mãe sobrea. 

Para Leigh Anne Touhy foi um desafio também ter Michael fazendo parte de sua família, quando ela convidou ele para ir para a sua casa essa não era exatamente a intenção mas devido os acontecimentos que se seguiram deixa-lo voltar a sua vida anterior nem ao menos passava por sua cabeça, Anne foi criticada pelos amigos da família, “ajudar os meninos da periferia era uma coisa, trazer ele para morar em sua casa era algo totalmente diferente” mesmo com opiniões preconceituosas como essas ela não abandonou seu novo filho em nenhum momento e fez de tudo para que ele sentisse que aquele era seu novo lar e sua nova família. 

Ter uma família estruturada ainda não era o suficiente para melhorar as dificuldades de aprendizagem de Michael, ele precisava de professores que incentivassem e apoiassem sua busca pelo saber. Quando Michael começou jogar futebol americano, todos os olhares se voltou para ele, e foi nos esportes que ele conseguiu melhorar sua autoestima e conseguir incentivo para aprender tudo aquilo que lhe foi renegado durante sua vida. 

Sua nova professora particular Sue, lhe ajudaria com aulas extras para ele recuperar o tempo perdido. Para ele se adaptar a essa nova rotina de estudos foi necessária muita dedicação de todos: família, professores e professores auxiliares. 

Com muita determinação aos poucos ele foi conquistando os saberes necessários exigidos para que ele progredisse nos estudos. A sua capacitação foi um processo longo, ele não tinha mais dez anos e seu ritmo de aprendizagem era diferente dos demais; no momento em que os professores começaram a respeitar o ritmo de aprendizagem dele que a educação começou a acontecer. 

Levando em consideração a educação no campo, a história não é muito diferente; as pessoas tem dificuldades, muitas vezes trabalham e chegam cansadas sofreram varias privações durante a vida que dificulta o aprendizado, cabe ao professor se adaptar ao ritmo de seu alunos, buscando técnicas conhecimentos para que o seu aluno não desanime e queira aprender.


Leia Também
2leep.com

Comentários do facebook
5 Comentários do Blogger

5 comentários:

  1. Esse é um bom filme! Vi e gostei muito (:
    Beijos e já estou seguindo,
    http://cenariumfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Vim aqui lhe fazer uma visita. Vi seu blog na lista da União das Blogueiras. Já estou lhe seguindo. Lhe convido a conhecer também o meu blog: http://www.deiarteamor.blogspot.com.br/
    Abraços e boa semana! 

    ResponderExcluir
  3. Vi o trailer desse filme, tô super a fim de assistir... Adoro dramas!
    Achei seu site no União de blogueiras... Te seguindo!
    Beeijus!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Seu blog é muito bom, parabéns! Adorei e estou seguindo!
    Beijos
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu adorei assistir o filme é muito bomm.. Amei seu blog e sei que tem gente que não gosta disso mas se puder dar uma passada no meu blog icaria muito feliz..Bjs http://cositasfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *