Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Visão cansada ou Síndrome CVS?

Visão cansada ou Síndrome CVS?


Ultimamente venho sentido as minhas vistas cansadas, só sentar em frente ao computador me sinto incomodada, diminui totalmente o brilho da tela,mas ainda me sinto incomodada; o oftalmologista havia me receitado óculos para leitura que usava raramente, mas depois desse cansaço repentino nas vistas ele meio que anda sendo meu melhor amigo.

Contudo não resolveu meu problema de cansaço nas vistas, estava até desconfiada que o grau do óculos tinha aumentado, pesquisando no Google achei em um site uma síndrome que nunca havia ouvido falar antes é bem capaz que seja esse o meu problema; vou procurar o oftalmologista para saber o que realmente e ver se meu grau não aumentou, mas enquanto isso vou seguir as dicas dessa matéria abaixo. ;) 

=> Você sente seus olhos cansados após usar o computador?


Então você pode estar sofrendo da "Síndrome da Visão do Usuário de Computador". 

O computador faz mal aos olhos? 

Vivemos num tempo em que a informática faz parte de nossas vidas de uma maneira intensa e com caráter irreversível. Assim, é comum nos perguntarmos se o computador faz mal aos olhos. De um modo geral, podemos dizer que não. O que acontece normalmente é que, como o uso do computador exige um grande esforço visual, sintomas e problemas oculares tornaram-se comuns. Esses sintomas são hoje chamados de "Síndrome da Visão do usuário de Computador" ou "CVS". Estudos mostram essas alterações podem estar presentes em 75 a 90% dos usuários de computador. 

O que é CVS? 

Esta síndrome é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador. Estes sintomas incluem: olhos irritados ou vermelhos, coceira, olho "ressecado" ou lacrimejamento, "cansaço" ocular, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir foco, visão de cores alteradas e halos ao redor dos objetos, visão embaçada ou dupla. Existem ainda outros sintomas como: dor de cabeça, dor na nuca ou nas costas, espasmos musculares e etc. 

Por que ela ocorre?

Nossa visão não foi feita para encarar uma tela de computador durante muitas horas seguidas. As imagens do monitor são formadas por "pixels" ou minúsculos pontinhos nos quais os nossos olhos não conseguem manter o foco, necessitando "focar e refocar" continuamente. Isto provoca um "stress" dos músculos oculares, resultando nos sintomas descritos. 

Quem corre o risco de apresentar a CVS? 

Qualquer pessoa que passe mais de 2 horas por dia no computador pode desenvolver a síndrome. 

A CVS pode ser evitada?

Sim, existem alguns fatores que podem favorecer o aparecimento dos sintomas e nós devemos estar atentos e tomarmos certas medidas para evitá-los, como: 
• Posicionar o monitor de 50 a 60 cm dos olhos com seu topo na altura dos olhos ou abaixo. Nunca acima da linha dos olhos! 
• Posicionar os papéis próximos à tela (com suporte) quando estiver digitando 
• Iluminar bem a sala do computador. A luz incandescente é melhor que a luz fluorescente 
• Minimizar os reflexos na tela, alterando a posição do computador e das luzes, usando cortinas nas janelas e filtro anti-reflexo, se necessário 
• Piscar os olhos freqüentemente 
• Manter a tela do monitor sempre limpa 
• Para cada hora de trabalho, descanse 5 minutos olhando para longe 
• Usar os óculos corretos
• Procure seu oftalmologista sempre que necessário!

 


Comentários do facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

  1. Gostei muito do post, achei muito interessante, infelizmente eu também tenho esse problema, já deixei a tela bem escura e não adianta, dói os olhos e a cabeça!
    tudodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu sinto tudo isso. Todos esses sintomas... Porpem meu grau aumente 0,25 de cada lado há dois anos. Então todo ano tenho ido no oftalmo. E o resultado é que aumentou. Nesse ano já passou dois meses da média que eu costumo ir, então estou em frangalhos, até dor de cabeça eu tenho... Quer dizer, acho q meu grau aumentou de novo. Porém... Todas as mulheres da família usam óculos. Incrível isso! Hahaha. Beijos

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *