Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Resenha: Da pena à prensa - Barbara Heller

Resenha: Da pena à prensa - Barbara Heller


Autora: Barbara Heller
ISBN: 978-85-60434-01-5
Formato: 14 x 21
Páginas: 112
Peso: 200 g


Resenha- Da pena à prensa é um livro que através da análise de obras literárias do século XIX e XX, traça um perfil de como era a relação das mulheres com a literatura. Elaborado na linguagem culta,  própria de trabalhos científicos, o livro é riquíssimo  e faz varias vezes citações de romances famosos como “Quinze e A Normalista” entre outras obras, relatando como as mulheres da época relacionavam a leitura com o papel de dona do lar, visto que na maioria das vezes eram obrigadas apenas optar por uma dessas tarefas.


As mulheres eram educadas para serem esposas e mães, e a educação oferecida era a na maioria das vezes a suficiente para a educação primaria dos filhos. Muitos filósofos eram contra o hábito de leitura feminino, pois viam como perigoso para instituição do casamento, já que a leitura poderiam lhes dar “ideias de homens” ampliando os horizontes, fazendo com que não se submetam mais as opressões sócias da época.

Hoje quando uma mulher pega um livro para ler, ela nem imagina o quanto as suas antepassadas lutaram para que aquele direito não lhes fosse negado.

Um livro de leitura rápida, que nos faz refletir muito sobre as conquistas das mulheres ao longo do tempo na literatura e de como a leitura influenciou na sua liberdade, recomendo para estudantes de letras e o publico feminino em geral, além de pessoas que querem elaborar teses, monografias e artigos nessa área de pesquisa.

Conheça os livros publicados pela editora:









Comentários do facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

  1. Oie...
    Devo confessar que eu amei muito sua resenha!
    A temática desse livro é fantástica principalmente para nós blogueiros que temos o livro como matéria prima
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem caixinha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Só de pensar que tem mulheres que não dão valor para o espaço que conseguiram na atualidade fico revoltada.Gostei da resenha, não gosto muito de livros acadêmicos, mas esse parece ser bem legal e tem poucas páginas.

    Abraços

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *