Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Guerreiros da Esperança - Andrea Hirata

Guerreiros da Esperança - Andrea Hirata

Título: Guerreiros da Esperança
Autor: Andrea Hirata
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 277

Resenha- O livro Guerreiros da Esperança é narrado por Ikal, jovem estudante da Indonésia que conta a história de onze crianças que enfrentaram grandes desafios para estudarem. A professora recém-formada Bu Mus e o diretor Pak Harfan, compartilhavam um mesmo sonho: “mudar a vida das crianças na indonésia através da educação”, mas desde o primeiro dia de aula encontraram dificuldades.

O supervisor educacional disse que se não houvesse a quantidade mínima de dez alunos a escola seria fechada; dez alunos era uma quantidade de alunos difícil em um país em que a maioria da população era analfabeta.Mesmo cheio de crianças na idade escolar só haviam se matriculados nove alunos, o prazo já estava se esgotando quando surgiu Haru e sua mãe.
A escola Muhammadiyah estava em situação precária e a qualquer momento corria o risco de desabar ou de ser fechada por não suprir os requisitos do ministério da educação, mas o que realmente mantinha a escola aberta era a vontade dos professores e o empenho daquelas crianças nos estudos.

Belitung era uma ilha riquíssima, mas cheia de contrastes já que seu povo era pobre e vivia a beira da sarjeta; faltava-lhes dinheiro, comida, remédios e educação. As desigualdades econômicas e sociais eram gritantes, de um lado casebres e a alguns metros de distancia mansões em estilo vitoriano.

Aos dez alunos se juntou uma menina chamada Flo, que juntamente com seus colegas e professores travaram uma luta para que não lhes fosse negado o direito a educação.

Com uma população estagnada a miséria, para alguns a educação daqueles alunos de nada servia, pois a sociedade não esperava nada, eles eram subestimados em sua inteligência e capacidade.Só que entre as onze crianças que estavam naquela pequena escola, havia alunos brilhantes que se tivessem oportunidade na vida se tornaria profissionais de altíssima qualidade.

A educação no livro Guerreiros da Esperança é abordada de forma impressionante e comovente, sobre os aspectos sócio – econômico – político; conforme a história vai se desenrolando vamos refletindo e nos emocionando com os relatos do que aconteceu com essas onze criança, que de certa forma representa todas as criança da Indonésia.

Guerreiros da Esperança é um livro que fala sobre educação, mas que acima de tudo nos mostra que temos que dar asas aos nossos sonhos e nunca desistir mesmo quando isso parece ser inevitável.

Um dos melhores livros que li esse ano, uma história inspiradora que me cativou desde a primeira página.Depois do livro fiquei muito curiosa para saber mais sobre a Indonésia e a ilha Belitung, o livro deu muitas informações mais ficou aquele gostinho de “quero mais”, quando terminei a leitura fui correndo no Google para descobri onde fica essa ilha (fiquei de boca aberta com as imagens).
Indico esse livro para todas a pessoas independentemente da idade e principalmente para os meus colegas de profissão. Este livro aborda a realidade da indonésia, contudo não está tão distante das realidades de alguns lugares de nosso Brasil que as crianças não frequentam a escola para auxiliarem seus pais na renda familiar; pessoas brilhantes e talentosas que não desenvolveram seus talentos por causa da pobreza.

Sobre o Autor: Andrea Hirata nasceu na ilha de Belitung. Formou-se em economia na Universidade da Indonésia. Mais tarde, foi selecionado para o programa de bolsa de estudos da União Europeia e cursou o mestrado – primeiramente na Universidade de Paris e, depois, na Sheffield Hallan University, no Reino Unido. Em 2010, Hirata ganhou uma bolsa para estudar escrita criativa na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
Guerreiros da esperança, seu romance de estreia, quebrou recorde de vendas na Indonésia, tornando-o o autor mais vendido de seu país e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da literatura local.

Este livro foi uma cortesia da Editora:


Comentários do facebook
3 Comentários do Blogger

3 comentários:

  1. Só pela sua resenha fiquei super empolgada com esse livro, adoro histórias assim.
    Amiga já respondi seu e-mail, viu? Obrigada, adorei!
    Bjs e um xero pra vc

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de livros assim, além da história cativante, trazem um pouco de outra cultura. De longe, lembrou-me Muito Longe de Casa. Amei aquele livro. Sua resenha ficou ótima! Quero ler esse livro também! :}

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. O livro parece conter uma lição de vida. Me pareceu desafiador a educação na Indonésia.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *