Ideia Ampla | por Paulinha Dias: A morte e a morte de Quincas Berro D’água - Jorge Amado

A morte e a morte de Quincas Berro D’água - Jorge Amado

Sinopse-O respeitável Joaquim Soares da Cunha, funcionário exemplar da Mesa de Rendas Estadual da Bahia, rompe com a família e as convenções sociais para viver aventuras no porto e na zona do meretrício de Salvador. Agora se chama Quincas Berro Dágua.

Resenha-Chega a noticia a casa de Vanda que seu pai havia sido encontrado morto, contudo a  noticia entrou no seu ouvidos como musica, desde o dia em que ele abandonou sua mãe Otacília e foi morar na rua seu pai Joaquim Soares Cunha homem calmo, tímido e obediente deixou de existir para se transformar em Quincas Berro D’água motivo de vergonha para a família.

Muito antes de sua morte ser confirmada Vanda e seu esposo Leonardo já haviam dito para seus filhos que o avó já não pertencia a esse mundo. Entre a família e os amigos do falecido existia um conflito sobre a verdadeira causa da morte, pois para a família morreu em seu quarto enquanto dormia e para os amigos ele conversava, divertia-se e por livre e espontânea vontade resolveu partir da maneira que achava que melhor lhe convinha.

Este é o primeiro livro que leio de Jorge Amado e fez jus a fama. Um livro escrito em uma linguagem de fácil compreensão com momentos profundamente engraçados e teor critico muito aguçado; por não ser muito extenso fiquei impressionada com a quantidade de temas que são tratados nele.Ao fazer uma abordagem critica sobre a morte espiritual, a morte social e a morte propriamente dita, Jorge Amado conseguiu apesar da profundidade do tema, construir uma história bem humorada, concisa e impactante.

Enquanto fazia a leitura desse livro, fique pensando em algumas pessoas que vejo por aqui perambulando pelas ruas, indo de boteco em boteco procurando bebida, mas que realmente não são vistas pela sociedade. JORGE É O CARA!


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *