Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Vestibular: Avaliação

Vestibular: Avaliação



Tem coisas na vida de um estudante que são inevitáveis e uma delas é o bendito vestibular; uma hora ou outra temos que passar por essa prova onde todos os conhecimentos adquiridos serão testados. Esse exame de conhecimentos irá decidir o futuro da pessoa, aproximá-la dos seus sonhos ou afastá-la completamente. 

Pode-se observar quem em uma sala de aula há alunos muito inteligentes, porém quando se deparavam com aquela folha de papel chamada prova, não se saem bem. Logo é necessário que o professor conheça cada aluno e saiba primeiramente do seu potencial, e coloque o tipo de avaliação: prova, como apenas um dos vários métodos de se avaliar o conhecimento, pois o que realmente importava não é as respostas decoradas, mas todo o processo, toda a dedicação,disponibilidade e principalmente afinidade.


Contudo no exame de vestibular o que é observado é apenas a capacidade que o aluno tem de decorar textos, formulas e datas, salvo a redação que é uma forma do aluno se apresentar a universidade e mostra suas ideias.

A maioria dos assuntos e textos que os alunos têm que estudar para o vestibular são coisas que não irão ter nenhuma serventia em sua vida e logo cai no esquecimento, pois a memória só registra o que julga importante e necessário a sobrevivência. 

Quantos talentos foram reprovados em vestibulares pelo país a fora? Supõe-se que incontáveis!Talvez o futuro médico cientista que descobriria a cura para a AIDS ou quem sabe para o Câncer. Entretanto o “bendito vestibular” impediu essas pessoas de desenvolverem seus talentos, de aprimorarem suas idéias e compartilhá-las com o mundo; pois é sabido que talento que não é desenvolvido com o tempo morre. 

De que maneira uma pessoa que não conseguiu passar em um simples vestibular poderia descobrir a cura do câncer?Semelhante Albert Einstein, um aluno que tirava notas baixas na escola, mas que se tornou um dos maiores gênios da humanidade. 

O vestibular não ira dizer se um estudante tem ou não talento para a área que escolheu, não irá definir se ele é ou não capaz de ser um bom profissional; o vestibular é apenas um método de avaliação falho que tem como objetivo mais a eliminação da concorrência do que caráter classificatório. Isso tudo se deve, porque têm poucas instituições de ensino superior e as vagas são reduzidas, visto que o nosso país ainda não se transformou em um lugar de oportunidades para os estudantes. 

O justo seria que com o termino do ensino médio o aluno se dirigir-se a universidade com uma carta de apresentação ao curso e só depois fizesse redação e prova de seleção para a área que pleiteia.Quiçá isso um dia aconteça e o vestibular como acontece hoje na maioria das instituições, entre para a história e um novo método de avaliação seja adotado.

Leia Também
2leep.com

Comentários do facebook
5 Comentários do Blogger

5 comentários:

  1. Amei o texto! E concordo que deveríamos poder levar o histórico escolar para depois podermos ser aceitos em alguma universidade. Afinal, todo o esforço da escola não é levado em conta no futuro. E o vestibular é muito relativo, pois muitos dos estudantes com capacidade para entrar na universidade são "barrados" pelo vestibular, seja por nervosismo ou qualquer outro motivo. Espero que isso mude!!!
    Beijão! Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade muitos estudantes capazes são barrados por causa do vestibular.Também espero que isso mude mas acho q vai demorar um pouco!

      Um xero! ;)

      Excluir
  2. Realmente muito bom seu texto!
    Gostei da sua sugestão no final, mas quando isso vai acontecer, né?
    Eu também me saio pessimamente em provas, o nervoso, a ideia da avaliação, me fazem esquecer tudo o que eu sei, mas isso não significa que eu não tenha aprendido nada.


    Tem um selinho pra você no meu blog:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/09/selinho-seu-blog-e-abencoado-pelo-anjo.html
    Espero que goste!!
    Beijussss;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helaina!
      Como disse para a Raquel, acho que vai demorar bastante.Quando ouvimos a palavra prova isso meio que nos intimida mesmo, e vc disse tudo a prova não dá para medir o nosso aprendizado.

      Um xero! ;)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Nossa, exelente o texto. Adore, arebens. Eu estou pensando em fazer vestibular mas não tenho condições pelo menos no momento, será que tenho chances se esudar através daqueles cursos e cursisnhos em DVD, tipo aqueles com matérias por exemplo eses:http://www.jmuller777.com/categoria/Vestibulando-Digital/ Desde já obrigado!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *