Ideia Ampla | por Paulinha Dias: Trabalho de conclusão de curso: Monografia

Trabalho de conclusão de curso: Monografia


O meu trabalho de conclusão de curso- monografia falou sobre: "TEATRO: Recurso Eficaz na Aprendizagem ", quando escolhi esse tema senti certa dificuldade em encontrar material teórico, mas mesmo assim fui persistente e não desistir de falar sobre ele.

Quando escrevo procuro colocar a minha marca em cada palavra, meus sentimentos, minhas experiencias, pois para mim cada texto é como se fosse um filho, "estamos ligados por correntes invisíveis". 

O texto vai sendo amadurecido em minha mente e se a ideia ainda não está bem construída não coloco no papel, pois só escrevo algo quando sinto que é aquele o momento."Sei lá, cada doido com sua mania!"Mas é mais ou menos assim que costumo escrever, e escrever uma monografia é quase como escrever um livro, logo tem que surgir na imaginação para depois se concretizar no papel.
Durante o processo de construção da monografia a orientadora disse que eu não era muito comum; fiquei feliz com isso.É bom ser diferente!Mas a questão era que tinha semana que levava o capitulo quase completo, e outras que não levava nada só a ideia.E quando ela me perguntava o porque não ter levado nada eu respondia com sinceridade.

- Professora estou terminando de assistir a 3ª Temporada de The Vampires Diaries, e quando terminar volto a normalidade.

A orientadora não entendia bem isso, mas eu sou assim. Quando gosto de uma série ou de um livro eu só volto ao meu normal quando leio ou assisto todos.Como a 4ª temporada só começa em outubro tive sorte, e consegui terminar a monografia.

Uma amiga me arrumou o livro "A alegria de ensinar" de Rubem Alves e de imediato me encontrei em seus textos, pois as minhas ideias comungavam perfeitamente com as suas.Gosto de teatro, poesia e musica, e até mesmo na minha apresentação tinha que deixar minha marca; depois de muita insistência da minha parte a autora permitiu que declamasse um poema.

Declamei esse texto que são fragmentos de textos de Rubem Alves, pois para mim ele é um autor que verdadeiramente é apaixonado pela educação, e quando a gente pega um texto de sua autoria para ler percebemos isso desde a primeira letra.

Modestamente declamo muito bem, e foquei a atenção dos meus colegas e da bancada examinadora mais ainda, ao fim da minha apresentação recebi muitos aplausos e elogios pela audácia de trabalhar esse tema da maneira que foi.

Porém a orientadora descontou créditos por causa de "The Vampires Diaries" e levei apenas 9,5 na nota e como justificativa o processo de construção, mas sinceramente valeu a pena; a construção de minha monografia aconteceu dessa maneira porque tinha que ser assim.Tirar a nota 10 seria muito bom, mas o 9,5 foi perfeito para mim; pois sei que a minha monografia mesmo chegando ao fim ainda não terminou.Quero quem sabe lançar um livro!

P.S - Item 2 do Projeto 101 coisas em 1001 dias concluído. =D

(Educar - Fragmentos de textos -Rubem Alves)



                                     “A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...

“É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”

“Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”

“A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades...”


“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.”

“Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.”

“Quero ensinar as crianças.

Elas ainda têm olhos encantados.

Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento:...”

“...a capacidade de se assombrar diante do banal.”

“Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra.

Coisas que os eruditos não vêem.”

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.

Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...

O ato de ver não é coisa natural.

Precisa ser aprendido.”


Leia Também
2leep.com

Comentários do facebook
8 Comentários do Blogger

8 comentários:

  1. Gostei do seu post,falar a respeito desse assunto me leva a pensar no TCC que bate na minha porta,ano que vem tenho que me dedicar ao meu,ainda bem que gosto de escrever e espero que nenhuma "série" me atrapalhe(acho que isso vai acabar acontecendo...rsrsrs).
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno relaxe, você vai tirar de letra!TCC não é nenhum bicho de 7 cabeças, acho difícil ter a ideia, mas depois que ela surge em sua mente já foi.É bom você escolher desde já o tema e ir produzindo alguns textos, isso facilita muito depois.

      kkk Espero que as serie não te atrapalhem, mas se atrapalhar depois quero saber qual foi.

      Um xero, ;)

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Nossa menina,senti tua falta!Parabéns pelo trabalho de conclusão,tenho certeza de que estava prefeito.Achei injusto o desconto por conta de Vimpire Diares,muito injusto,hehe.
    Belo poema,realmente as crianças possuem olhos encantados.
    Bjos Fabi.
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a gente para entender que "The Vampires Diaries" é bom demais.kkk
      Mas confesso que mesmo assim valeu a pena o desconto, a serie estava muito boa.=D

      Um xero, é sempre bom te ver por aqui!

      Excluir
  3. Oiii Ana, parabéns pela conclusão \o/ depois que apresentamos a monografia da aquele alívio kkkk quase morri no dia de apresentar a minha. EU também sou apaixonada por Rubem ALves rsrs até hoje adoro ler as crônicas dele no jornal.

    Ana parabéns, não importa a nota, importa o seu aprendizado :D

    Beijos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roberta!
      Acho que tirei uns 500kg das minhas costas!kkk
      Fala sério Rubem Alves é bom demais! \o/ \o/
      Você está certa a nota é um fator substancial apesar de darmos tanta importância.

      Um xero, uma ótima semana para você!;)

      Excluir
  4. Ai o meu TCC, que tormento que foi, tenho pânico de falar em público, imagina o meu nervosismo quando precisei apresentá-lo em uma banca com quatro professores, nem sei como me formei, hiuahiua.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Vanessa! Eu até imagino como foi, tenho uma colega que também tem pânico na hora de fazer apresentação, ela parecia que nem tava respirando.

      Mas se formou isso o que importa!;)

      Um xero!

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *